BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

5 de maio de 2010

Rochas Sedimentares

As rochas sedimentares recobrem uma superfície de cerca de ¾ da área dos continentes. Surgem geralmente em estratos e conservam vestígios de seres vivos contemporâneos e a sua génese.


Principais etapas de formação das rochas sedimentares

As principais etapas de formação das rochas sedimentares são: sedimentogénese (envolve meteorização, erosão, transporte e sedimentação) e diagénese.

A meteorização refere-se ao conjunto de processos que alteram as características físicas e químicas das rochas à superfície da Terra ou perto dela. A METEORIZAÇÃO TORNA AS ROCHAS MENOS COMPETENTES. A meteorização leva à transformação de uma rocha em partículas. A erosão é a remoção física das partículas produzidas pela meteorização, por agentes, como a água, o gelo ou gravidade.

A meteorização física leva à fragmentação das rochas em pedaços cada vez mais pequenos, mas que mantêm as características do material inicial. Exemplos de meteorização física:

-termoclastia (variação da temperatura);

-crioclastia (congelamento de água em fendas, o que provoca o seu alargamento devido ao aumento de volume da água);

-haloclastia (sais), esfoliação;

-acção mecânica da água e do vento, e dos seres vivos.


A meteorização química consiste na decomposição química da rocha, de tal modo que os minerais originais sofrem alterações que os transformam noutros minerais.


Na Natureza, a meteorização física e química, geralmente ocorrem em conjunto e os seus efeitos estão relacionados. As rochas que sofrem meteorização física ficam com uma maior área exposta aos agentes que causam meteorização química.


Este post não contém bibliografia pois foi desenvolvido através de muitas pesquisas em livros, apontamentos e sites e como tal, é da nossa autoria :)


0 comentários: