BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

6 de maio de 2010

Tipos de Rochas Sedimentares

Consideram-se três grupos de rochas sedimentares, de acordo com a origem dos matérias que as constituem.

Rochas sedimentares detríticas:

São predominantemente constituídas por sedimentos sólidos (detritos) de outras rochas. Estas podem ser consolidadas ou não consolidadas. As primeiras são formadas por sedimentos soltos e as segundas são formadas por sedimentos unidos por um cimento. O quadro seguinte refere os principais tipos de rochas sedimentares detríticas:


Rochas sedimentares quimiogénicas:

A precipitação de materiais dissolvidos, responsável pela formação das rochas sedimentares quimiogénicas, pode ocorrer devido à evaporação da água ou devido à alteração de condições da solução, como por exemplo, a variação da pressão ou temperatura.

As rochas formadas por cristais que precipitam durante a evaporação da água têm textura cristalina e designam-se evaporitos, como por exemplo o sal-gema e o gesso.

Os calcários são rochas constituídas por calcite essencialmente, um mineral de carbonato de cálcio. A calcite pode precipitar como resultado de processos inorgânicos ou pela acção de organismos vivos, pelo que existem calcários biogénicos e quimiogénicos.



Este post não contém bibliografia pois foi desenvolvido através de muitas pesquisas em livros, apontamentos e sites e como tal, é da nossa autoria :)

0 comentários: