BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

1 de março de 2010

Curiosidades de Março

ALGUMAS CURIOSIDADES ACERCA DOS MINERAIS

A regularidade das formas e a beleza das cores fizeram, desde sempre, dos cristais e minerais elementos importantes na observação da natureza e, ainda, objectos de colecção. O interesse em coleccionar minerais tem vindo a aumentar nas últimas décadas.

Como é produzida a tinta azul?

O pigmento da tinta azul, denominado "azul-celeste", foi em tempos obtido a partir do mineral de cobre, azurite, previamente pulverizado. No entanto, o pó, com o tempo tornava-se verde , quando a azurite se convertia em malaquite. O nome azurite deriva do latim azurius. Os mineiros, na Idade Média, denominavam-na "azul-de-montanha" ou "azul-cobre".

Porque algum granito é rosa?

O granito é uma das rochas magmáticas mais comuns, sendo formado por quartzo e feldspato, ao qual se associa geralmente mica. Apresenta uma coloração rosa quando contém exclusivamente ou maioritariamente feldspato potássico.

Que mineral fornece a tinta vermelha?

O pigmento utilizado na tinta de cor vermelho-viva, foi no passado, extraído da pulverização do mineral venenoso de mercúrio, o cinábrio. Esta utilização ter-se-á originado na China, em tempos pré-históricos, tendo sido introduzida na Europa na Idade Média.

O que torna o berilo verde?

O berilo é um mineral que se encontra em certas rochas magmáticas, como os granitos, denominadas "pegmatitos". O berilo puro é incolor, mas pequenas inclusões de distintos elementos podem conferir-lhe colorações espectaculares. O manganês torna-o vermelho -brilhante ou cor-de-rosa, o ferro confere-lhe um tom azul ou amarelo e pequenas quantidades de crómio e vanádio transformam-no em esmeraldas de um verde brilhante.
O berilo era utilizado antigamente como jóia, amul
eto e ainda em medicina.

Porque é que se acredita que a opala dá azar?

Os habitantes da Veneza do séc. XIV notavam que se uma pessoa usasse uma opala e fosse contagiada pela praga, a pedra brilharia e ficaria baça quando essa pessoa morresse. No séc. XVII, o rei francês Luís XIV denominou os seus coches a partir de nomes de pedras preciosas: o condutor de Opala andava geralmente bêbado e tinha acidentes com frequência.



Porque é que os cirurgiões confiam no diamante?

O diamante é uma substância natural da mais elevada dureza e como tal é utilizado em muitos instrumentos de corte e abrasivos. Os vidreiros usam hastes com ponta de diamante para marcar linhas numa placa de vidro de modo a

que se parta por uma superfície regular e limpa. Para além de ser duro, o diamante não se altera ou corrói, pelo que bisturis com lâminas de diamante, são frequentemente utilizados em intervenções cirúrgicas delicadas como a cirurgia ocular.


Qual é o significado da palavra "jade"?

Os conquistadores espanhóis do México acreditavam que as pedras verdes esculpidas pelos nativos podiam curar problemas renais. Chamaram-lhes "pedra do rim"ou "piedra de ijada" da qual deriva a palavra jade. Na China o jade é conservado como uma preciosidade há mais de 2000 anos.

Fonte: http://www.malhatlantica.pt/netescola/omouro32/recorrente.htm

Reflexão: Com o passar dos anos novas aplicações dos minerais foram descobertos. Muitos foram usados em tinturarias, outros em empresas electrónicas, outros em ourivesarias.... não importa o local onde é usado, no entanto, é de muita importância realçar que todos estes pequenos sólidos cristalinos naturais sólidos têm uma grande importância para todos nós, e são presença habitual no dia-a-dia de todos nós.

0 comentários: