BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

4 de março de 2010

Chile: Sismo deviou eixo da Terra e tornou dias mais curtos

O sismo de magnitude 8,8 na escala de Richter, que aconteceu no passado dia 27, no Chile, e que fez mais de 700 mortos, terá desviado o eixo de rotação da Terra em oito centímetros, o que, na prática, fez com que os dias ficassem 1,26 milionésimos de segundo mais curtos.

De acordo com a edição desta quarta-feira do Público, que cita um modelo informático usado pelo geofísico do Laboratório de Propulsão a Jacto da NASA Richard Gross, estes efeitos são habituais quando se verificam grandes deslocações de massa no planeta, mas é difícil verificar experimentalmente as previsões dos cálculos computadorizados, uma vez que as mudanças são demasiado pequenas para serem detectadas em termos físicos.


Segundo o investigador, em declarações ao site Bloomberg News, o sismo de 26 de Dezembro de 2004, a que se seguiu o tsunami no sudoeste asiático, fez com que o eixo da Terra (a linha imaginária em torno da qual o planeta azul roda sobre si próprio) se deslocasse sete centímetros, diminuindo os dias em 6,8 milionésimos de segundo. A diferença é questionável, uma vez que o sismo de Sumatra foi de 9,1 graus na escala de Richter, mais que o verificado agora no Chile, mas este último terá criado uma maior deslocação no eixo da Terra.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=60&id_news=438396

Reflexão: Creio que poucas pessoas sabiam da possibilidade de um sismo ter uma consequência destas. Apesar de ainda não ter sido provada, não deixa de ser uma teoria bem elaborada. Na minha opinião, é mais que possível que um sismo tão intenso tenha uma consequência destas. O que não deixa de ser curioso, é que se pensarmos, se acontecessem sismos desta magnitude todos os dias, provavelmente, a duração dos dias seriam completamente alterados e os calendários teriam de ser modificados. O que não deixava de ser engraçado.

0 comentários: