BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

24 de março de 2010

Aula de Campo - Observação da Derrocada de Frades

Devido ao crescimento demográfico, existe cada vez mais área ocupada à superfície da Terra e, como tal, os riscos associados aos movimentos de massa têm vindo a aumentar ao longo do tempo.

Estes movimentos de massa tem-se tornada cada vez m
ais perigosos para nós, Seres Humanos. E foi isso que verificamos na nossa visita de estudo quando nos dirigimos a Frades. Em Dezembro de 200, um desprendimento de terras ocorridos na serrana aldeia de Frades, em Portela, Arcos de Valdezez, causaria a morte de quatro pessoas e destruiu por completo cinco habitações. Mais de nove anos depois, a cratera aberta no cimo do monte pela força das águas e o percurso por elas descrito até ao centro da localidade é ainda bem visível.

Nesta foto, é possível vermos a cratera aberta pela força das águas naquele dia de Dezembro de 2000. Esta é uma foto tirada ligeiramente perto das habitações, o que para perceber que se aconteceu isto aqui, é fácil de imaginar um tragédia a se verificar nas habitações mais abaixo construídas.
Esta é uma foto tirada do lado de onde ocorreu a derrocada. Foi do lado apresentado nesta foto, se tiramos as seguintes imagens:



Quando nos encontrávamos junto ao vestígio de derrocada, acima na foto referida, parecia que a vegetação cobria os vestígios. No entanto, como podemos ver nas fotos acima, a vegetação não cobriu totalmente o o rasto de destruição ainda é visível.


0 comentários: