Devido ao crescimento demográfico, existe cada vez mais área ocupada à superfície da Terra e, como tal, os riscos associados aos movimentos de massa têm vindo a aumentar ao longo do tempo.
Estes movimentos de massa tem-se tornada cada vez mais perigosos para nós, Seres Humanos. E foi isso que verificamos na nossa visita de estudo quando nos dirigimos a Frades. Em Dezembro de 200, um desprendimento de terras ocorridos na serrana aldeia de Frades, em Portela, Arcos de Valdezez, causaria a morte de quatro pessoas e destruiu por completo cinco habitações. Mais de nove anos depois, a cratera aberta no cimo do monte pela força das águas e o percurso por elas descrito até ao centro da localidade é ainda bem visível.
Nesta foto, é possível vermos a cratera aberta pela força das águas naquele dia de Dezembro de 2000. Esta é uma foto tirada ligeiramente perto das habitações, o que para perceber que se aconteceu isto aqui, é fácil de imaginar um tragédia a se verificar nas habitações mais abaixo construídas.
Esta é uma foto tirada do lado de onde ocorreu a derrocada. Foi do lado apresentado nesta foto, se tiramos as seguintes imagens:
Quando nos encontrávamos junto ao vestígio de derrocada, acima na foto referida, parecia que a vegetação cobria os vestígios. No entanto, como podemos ver nas fotos acima, a vegetação não cobriu totalmente o o rasto de destruição ainda é visível.
24 de março de 2010
Aula de Campo - Observação da Derrocada de Frades
Publicada por Os Malucos da Biologia à(s) 16:33
Etiquetas: VISITAS DE ESTUDO E AULAS DE CAMPO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário