BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

16 de dezembro de 2009

Vida Celular

O conjunto de transformações que decorrem desde a formação de uma célula até ao momento em que ela própria por divisão, origina duas células-filhas, constitui um processo dinâmico e contínuo . O ciclo celular. Este compreende duas fases, a interfase e a mitose, que por sua vez se dividem em várias etapas.


A interfase é a fase mais longa do ciclo celular, constituindo cerca de 90% de duração total do ciclo. A mitose é a fase em que se verifica a divisão da célula, culminando na formação de duas células-filhas. A divisão celular envolve igual distribuição de material genético pelas duas células-filhas. Esta passagem do DNA é extraordinariamente fiel.

Reflexão: Assim como podemos ver, uma célula para dar origem a outras (por exemplo na renovação celular). A mitose, sendo o processo que assegura a continuidade, é um processo de divisão celular que a partir de uma célula-mãe dá origem a duas células-filhas filhas com a mesma informação genética. Assim, como vamos poder ver na seguinte mensagem, a mitose é um processo que é responsável pelo crescimento e renovação celular.


Este post não contém bibliografia pois foi desenvolvido através de muitas pesquisas em livros, apontamentos e sites e como tal, é da nossa autoria :)

0 comentários: