Nesta fase, o conteúdo celular, duplicado durante a interfase, é repartido pelas duas células-filhas. Esta fase inclui a divisão celular, seguida da divisão do citoplasma, ou citocinese. É um processo contínuo.
É este o processo que assegura a continuidade genética. É também com a mitose que se dá o crescimento e a renovação celular, em que as células "velhas" dão lugar às mais "recentes". Com a mitose, as células podem-se diferenciando tornando-se responsáveis por determinar funções vitais.
Este processo de divisão celular envolve quatro etapas. Estas são a profase, metafase, anafase e telofase:
Profase - é a fase mais longa da mitose. Os cromossomas, constituídos por dois cromatídeos, condensam gradualmente e tornam.se mais curtos e espessos. Os centrossomas da célula migram para pólos opostos e, entre eles, feixes de microtúbulos vão formar o fuso acromático. O invólucro nuclear e o núcleo desorganizam-se.
Metafase - os cromossomas atingem o seu estado de condensação máximo e dispõe-se num plano equidistante aos pólos da célula, o plano equatorial. Estão ligados às fibras do fuso acromático por uma região do centrómero.
Anafase - os dois cromatídeos de cada cromossoma separam-se pelo centrómero e migram para os pólos da célula. No fim desta fase, os dois pólos da célula têm um conjunto idêntico e completo de cromossomas.
Telofase - é o estado final da mitose. Formam.se o núcleo-filho em cada pólo da célula. Reorganizam-se os invólucros nucleares. Os cromossomas começam a descondensar e segue-se
a citocinese originando duas células-filhas. Nas células vegetais forma-se o fragmoplasto que vai originar a parede celular.
Reflexão: Já percebemos as várias fases da mitose, deste tipo de divisão celular que assegura a continuidade genética e contribui para o crescimento e para a renovação celular.
Mas, entrando já no tema da reprodução, podemos falar no outro tipo de divisão celular - a meiose. Este é semelhante em algun aspectos a mitose embora apresente muitos pontos distintos. A principal diferença é que enquanto a mitose contribui para a continuidade genética, a meiose assegura a estabilidade genética assim como a sua variabilidade.
16 de dezembro de 2009
Mitose
Este post não contém bibliografia pois foi desenvolvido através de muitas pesquisas em livros, apontamentos e sites e como tal, é da nossa autoria :)
Publicada por Os Malucos da Biologia à(s) 14:53
Etiquetas: CONTEÚDOS LECCIONADOS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário