BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

16 de dezembro de 2009

Evolucionismo x Fixismo

Quando o Homem começou a dar conta dos seres vivos que o rodeavam, tornou-se necessário explicar o aparecimento destes, bem como o seu próprio aparecimento. Foi então que surgiram algumas teorias cujo objectivo era explicar o surgimento e desenvolvimento das espécies vivas. As teorias que pretendiam explicar o surgimento das espécies são as seguintes:

FIXISMO:
admite que as espécies, desde o seu aparecimento, são imutáveis, ou seja, não sofrem modificações. Tem os seguintes ramos:


-Criacionismo
: defendia que todo
s os seres vivos tinham sido obra divina e que por isso eram perfeitos e não precisavam de sofrer alterações

-Espontaneísmo
: a vida surgia quando existissem condições favoráveis a isso, uma dessas condições era a existência de uma força vital

-Catastrofismo: a existência de catástrofes naturais destruía determinados seres vivos, outras espécies existentes iriam povoar esses locais desabitados

EVOLUCIONISMO: admite que as espécies não são imutáveis e que sofrem modificações ao longo do tempo, antes de Lamarck era também conhecido como transformismo.


Reflexão: Como todos sabemos a hipótese de hoje em dia mais aceite é o evolucionismo. Por outro lado, o fixismo é ainda nos dias que correm posto em causa devido em grande influência das religiões. A religião afirma que Deus, o "ser" perfeito criou o mundo, e como tal as criaturas que lá vivem. Deste modo, tudo o que é criado é perfeito e não deve ser mudado.

Este foi o pensamento que corria nas cabeças das sociedades durante séculos até que alguns biólogos decidiram questionar essa teoria, criando novas hipóteses relacionadas com o evolucionismo. Assim, o fixismo foi perdendo cada vez mais adeptos e seguidores, sendo o principal responsável por isso o EVOLUCIONISMO.

Nós não somos uma excepção ao geral, mas achamos que se tem dado uma evolução dos seres vivos ao longos dos milhões e milhões de anos da Terra, e como tal, as espécies que vimos hoje em dia resultaram da evolução de muitas outras anteriores, e provavelmente, todos nós somos "irmãos" porque nascemos da mesma "célula mãe ancestral".

0 comentários: