BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

16 de dezembro de 2009

Da unicelularidade à multicelularidade

As membranas até certo ponto contornar a falta de superfície em relação ao volume da célula. Contudo, a logística necessária para levar a cabo o metabolismo celular limita o tamanho da célula, que não pode aumentar constantemente. Isto porque, se o volume da célula aumentar constantemente, a superfície da célula não acompanha esse crescimento. Assim, se a célula continuasse a aumentar sempre a sua superfície não acompanharia e não se davam as trocas essenciais com o meio de forma a manter o bom funcionamento da célula.

O desenvolvimento de uma maior complexidade estrutural e metabólica foi conseguida devido à multicelularidade. A cooperação e a divisão de tarefas torna possível a exploração de recursos que uma só célula não pode utilizar.

O primeiro passo na evolução para organismos multicelulares foi a associação de organismos unicelulares em colónias.

Seres unicelulares colonais – são seres unicelulares que não apresentam diferenciação de grupos, são portanto idênticos que partilham recursos e promovem a intercooperação. Podem surgir indivíduos isolados dentro da colónia com funções específicas, como a reprodução.

A especialização e a cooperação permitem que as células se combinem, formando um organismo com mais capacidades do que cada uma das suas partes constituintes.

Assim surgiram os seres multicelulares.

Seres multicelulares – são seres que possuem grupos de células diferenciadas com funções específicas

(tecidos).



Vantagens da multicelularidade: permite a existência de tecidos e órgãos e de sistemas com funções específicas e especializadas que permitem a melhor adaptabilidade aos meios, uma maior diversidade de formas, uma maior dimensão sem comprometer a independência relativamente ao meio. Há um aumento da eficiência energética e de recursos.

A ORIGEM DE EUCARIONTES E DA MULTICELULARIDADE ESTIVERAM NA ORIGEM DE UMA EXPLOSÃO DA DIVERSIDADE BIOLÓGICA.


Este post não contém bibliografia pois foi desenvolvido através de muitas pesquisas em livros, apontamentos e sites e como tal, é da nossa autoria :)

0 comentários: