BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

16 de dezembro de 2009

Reprodução

Os organismos vivos originam organismos semelhantes, pelo processo de reprodução. Os progenitores transmitem aos descendentes informação codificada sob forma de unidades de hereditariedade, os genes.

Apesar da variedade de processos de reprodução encontrados nos seres vivos, podem considerar-se dois tipos fundamentais: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

Reprodução Assexuada:

É aquele tipo de reprodução em que não intervém gâmetas e

ocorre a partir de um único indivíduo. Nesta reprodução o progenitor é um único indivíduo, que transmite a cópia de todos os seus genes à geração seguinte. Neste tipo de reprodução, a descendência é geneticamente igual entre si e geneticamente igual ao organismo progenitor. Um descendente com estas características é um clone. O principal processo envolvido na formação de novos indivíduos é a mitose.

Este tipo de reprodução não contribui para a variabilidade

genética nem para a adaptabilidade ao meio pois visto que os códigos genéticos são sempre os mesmos em todos os indivíduos a espécie não evolui.

Reprodução Sexuada:

A reprodução sexuada constitui-se como o processo quase universal de reprodução dos eucariontes, podendo coexistir, no mesmo organismo, com processos de reprodução assexuada.

Este tipo de reprodução mistura parte dos genomas de dois indivíduos e produz uma descendência que, geralmente, difere geneticamente entre si e difere de ambos os progenitores. A mistura de genomas é conseguida pela fusão de duas células, os gâmetas. A fusão dos gâmetas designa-se fecundação. Desta, resulta o ovo ou zigoto.

Este é o tipo de reprodução de mamiferos, aves, plantas...

Este post não contém bibliografia pois foi desenvolvido através de muitas pesquisas em livros, apontamentos e sites e como tal, é da nossa autoria :)

0 comentários: