BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

5 de junho de 2010

Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia

Foi no século XIX que um cientista alemão, Ernst Haeckal (1834 - 1919), criou formalmente a disciplina que estuda a relação dos seres vivos com o meio ambiente, ao propor em 1886, o nome de ecologia para esse ramo da biologia.

Este é um assunto que constitui denominador comum de interesse e de responsabilização para todas as pessoas que habitam o planeta Terra, pelo que o «Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia», que, por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), se comemora a 5 de Junho, deve-nos merecer a melhor atenção, considerando em especial que «o que acontece de um lado, para o bem ou para o mal, vai sempre afectar o outro».

Que em todos os dias, mas com um significado evidente nesta efeméride, cada um de nós e todos façamos um gesto da nossa parte para a preservação da! s condições desejáveis e sustentáveis de vida na Terra, «investindo no que temos de mais valioso, a nossa inteligência, para, de modo próprio, aprender a consumir menos o que precisamos de economizar mais: os recursos naturais».

Bibliografia: http://www.regiao-sul.pt/noticia.php?refnoticia=106377

Reflexão: De facto, este dia é muito importante para a celebração da natureza, pelo menos em um dia, uma vez que parece que a Natureza ao longo de muitos anos tem sido cada vez mais prejudicada pelo Homem. Por isso, é que na nossa opinião achamos que é mesmo uma boa ideia a celebração deste dia.

1 comentários:

Essência Verde disse...

A criação deste dia foi, sem dúvida, um dos primeiros passos para que a ONU evidenciasse a necessidade de se prestar mais atenção ao meio ambiente e nos resultados que a poluição desenfreada ocasionava na natureza.
Penso que, além de celebrarmos o Dia Mundial do Meio Ambiente, temos muito ainda a fazer por este. É necessário uma consciencialização maior da população mundial quanto à necessidade de se preservar o meio ambiente.