BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

1 de março de 2010

O Sismo do Chile e do Haiti

Uma sorte geológica e o preparo do Chile para abalos sísmicos explicam por que um terremoto de 8,8 graus (muito superior aos 7,0 graus do tremor que atingiu o Haiti em 12 de Janeiro) causou um número menor de vítimas em relação ao fenómeno que devastou o Haiti.

Até o momento, o terramoto do Chile deixou mais de 700 mortos, enquanto o tremor no Haiti matou entre 217 mil e 230 mil.

Apesar de o tremor de sábado no Chile ter liberado cerca de 50 gigatonelas de energia (o equivalente a 50 biliões de toneladas), sua força foi dissipada à medida que atingia as cidades chilenas pelo fato de seu epicentro ter-se localizado no mar, a 35 quilómetros de profundidade. Isso reduziu o impacto, mas produziu um tsunami.

Já no caso do Haiti, o epicentro do terremoto foi a apenas 10 quilómetros da superfície e a apenas 25 quilómetros da superpovoada Porto Príncipe, a capital do país. A proximidade da superfície multiplicou a violência das vibrações e amplificou os danos no solo, em uma região onde vivem 3 milhões de pessoas.

Além disso, enquanto oito cidades haitianas sofreram abalos "violentos" a "extremos", as áreas urbanas do Chile não sofreram mais do que abalos "severos". O tremor do Chile teve seu epicentro a 115 quilómetros da cidade de Concepción e a 325 quilómetros de Santiago.

"Mas a diferença não se deve apenas ao epicentro do tremor, já que o Chile está muito melhor preparado que o Haiti para enfrentar qualquer abalo dessa intensidade", disse à AFP Roger Bilham, professor de geologia da Universidade do Colorado.

http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2010/02/28/sorte+geologica+e+preparo+explicam+por+que+tremor+do+chile+matou+menos+que+tragedia+do+haiti+9412430.html

Reflexão: Através da análise destas recentes notícias percebemos que no sismo do Chile embora se tenha libertado muito mais energia do que no sismo do Haiti, o número de mortos não foi elevado. Isto deve-se essencialmente a dois factores: à localização do foco (e consequentemente do epicentro) e ao preparo sísmico que o Chile apresentava.

O Haiti, por se tratar de um país pobre, grande parte das construções não tinham uma preparação anti-sísmica. Como tal, aquele sismo de 7,0 de magnitude, provocou muitos mortos não só devido a este factor, mas devendo-se também à localização do epicentro, o qual se deu a 25km da capital deste país. Isto levou a uma corrente constante de sangue, uma vez que havia uma grande concentração populacional nesta região.

Por outro lado, como verificamos no artículo referido acima, o epicentro do sismo do Chile deu-se no mar. Apesar do risco de tsunami, foi preferível o epicentro se localizar no mar do que ocorrer no Chile. Assim, à medida que as ondas sísmicas chegavam às concentrações populacionais, estas foram perdendo intensidade, não se verificando um número tão elevado de mortos. Para além disso, as construções anti-sísmicas que se verificavam e ainda se verificam no Chile (há que reparar que o Chile está muito mais à frente que o Haiti em termos económcos) foram um factor muito importante neste desastre natural, uma vez que conduziram a uma redução muito significativa das vítimas desta tragédia da Mãe Natureza.

0 comentários: