Para terminar a nossa aula de campo, fizemos uma ultima paragem em Ofir e na Apúlia. Aqui podemos ver as dunas, os esporões assim como paradões. Estas são estruturas construídas para evitar o avanço do mar face à terra.
Este avanço do mar tem-se verificado devido à erosão costeira que se tem verificado nos últimos anos.
Quando chegamos, umas das estruturas que verificamos e que questionamos o professor, são os restingas. As restingas são estruturas que todos os rios têm e que separam os rios do mar. Podemos verificar essa estrutura na seguinte imagem:
Na imagem a seguir podemos verificar as dunas, que são construções móveis de areia que impedem o avanço do mar face à terra e que têm vindo a ser destruídas graças a factores antrópicos.
No sentido de proteger a linha costeira, foram desenvolvidas algumas construções:
Ao fundo nesta foto, verificamos a existência de um esporão assim como na foto a seguir. Nestes, devido ao movimento da corrente ser oblíquo, a norte do esporão dá-se a deposição de sedimentos a norte, e no sul ocorre a erosão.
No sentido de se protegerem as construções nas praias e as habitações ligeiramente próximas, foram construídas estruturas denominadas de paradões que reforçam a segurança das habitações e das construções aqui próximas.
24 de março de 2010
Aula de Campo - Visita à linha costeira de Ofir e da Apúlia
Publicada por Os Malucos da Biologia à(s) 17:34
Etiquetas: VISITAS DE ESTUDO E AULAS DE CAMPO
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário