Lineu foi um botânico, zoólogo e médico sueco, criador da nomenclatura binominal e da classificação científica, sendo considerado 'pai da taxonomia moderna'.
A Taxonomia de Lineu é extensamente usada nas ciências biológicas. Ela foi desenvolvida por Carolus Linnaeus (Conhecido normalmente como Carl von Linné, ou em português como Carlos Lineu) no Século XVIII durante a grande expansão da história natural.
A taxonomia de Lineu classifica as coisas vivas em uma hierarquia, começando com os Reinos. Reinos são divididos em Filos. Filos são divididos em classes, então em ordens, famílias, géneros e espécies e, dentro de cada um em subdivisões. Grupos de organismos em qualquer uma destas classificações são chamados taxa (singular, taxon), ou phyla, ou grupos taxonómicos.
Reflexão: Graças a Lineu e a muitos outros naturalistas, conseguimos classificar, agrupar e relacionar todos os seres vivos que conhecemos uns com os outros. Percebemos também que nós, os Homens, não passamos de um animal (racional) que se enquadra na ordem dos Primatas. Assim, um exercício de decidimos fazer é o de classificar o Homem quanto ao seu reino, filo, subfilo...
Considere-se a classificação do Homem:
Domínio (já não está muito relacionado com Lineu) : Eukarya
Filo: Chordata
Subfilo: Vertebrata
Classe: Mammalia
Ordem: Primata
Família: Hominidae
Género: Homo
Espécie: Homo Sapiens
Sub-espécie: Homo Sapiens Sapiens
0 comentários:
Enviar um comentário