BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

16 de dezembro de 2009

Genoma de mamute é decifrado pela primeira vez

A história da primeira obtenção do genoma de um animal extinto começou com a descoberta de um mamute congelado na Sibéria e terminou, esta quarta-feira, com a publicação do ADN nuclear do mamute lanudo, que desapareceu do planeta há mais de 3500 anos.

Noticia em: http://tsf.sapo.pt/PaginaInicial/Vida/Interior.aspx?content_id=1046890&tag=Gen%E9tica

Reflexão: Quando olhamos para uma foto de um mamute pensamos: "Eu já não vi aquilo no zoo?" - a verdade é que muita gente acha que os mamutes são "primos ou familiares" dos elefantes e que ainda são uma espécie presente na Terra.

Na verdade, os mamutes são uma espécie já extinta. Isto pode levar a crer que os actuais elefantes descenderam destes grandes peludos e que se adaptaram ao seu novo meio (que por sinal é mais quente) visto que os mamutes viviam na Idade Glaciar - muito baixas temperaturas.

Assim, ao decifrar um genoma de um mamute recém descoberto irá contribuir para novas pesquisas na biologia, assim como perceber certos comportamentos dos actuais elefantes e da sua "família" e também talvez perceber melhor aquela era glaciar que se vivia na Terra.

0 comentários: